segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O uso de imagens, é permitido por Deus?


O uso de imagens, é permitido por Deus?

Primeiramente bom dia ! porque os protestante dizem sempre que maldito é o teto que cobre imagens?

Aguardo uma resposta

*********************************************************************************

Caro internauta,

Os protestantes aos quais você se refere são, certamente, pentecostais ou neopentecostais inescrupulosos, vários deles vindos de um falso catolicismo. O tema das imagens sagradas é o mais simplório e saturado, ficando mais fácil, para eles, usar deste assunto para capturar católicos despreparados e manipulá-los a serviço de forças inimigas da verdadeira Igreja.

O uso de imagens já ocorria nos tempos bíblicos, quando lemos que a tampa da Arca da Aliança era enfeitada com estátuas de anjos (Êx 25,15-17), quando o próprio Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze (Nm 21,4-9) e também quando o Templo de Jerusalém,  inaugurado pelo Rei Salomão, incluía imagens de leões, touros, querubins(1Rs 7,27-37). Houve um tempo em que Salomão caiu na idolatria, mas a inauguração do Templo(com suas imagens) se deu antes disto. Em Êx 20,3-5 Deus proíbe confecção de imagens para adoração, mas não para ornamentação ou outro uso correto, pois já vimos acima que, depois desta proibição, Ele mesmo ordenou que fossem feitas com objetivos edificativos.

Os cristãos primitivos não usavam imagens como usamos hoje, ou seja, para veneração dos irmãos gloriosos. Isto é compreensível. Naquela época, os cristãos não eram provocados por estas e outras questões, que só mais tarde surgiram. Basta levar em conta, por exemplo, que os Apóstolos e presbíteros-bispos, embora exercessem o único e eterno sacerdócio de Cristo, nunca eram chamados de sacerdotes para não serem confundidos com os sacerdotes judeus. Precisamos, portanto, entender certas limitações ou condicionamentos próprios daquela época.

Mas na Igreja primitiva os cristãos usavam imagens sim, como ornamento e didática: enfeitavam catacumbas com desenhos de peixe, barca, árvore, cruz e outros símbolos bíblicos. No século III, quando a Igreja ainda sofria perseguições, encontramos uma ilustração da Virgem Maria gravada nas catacumbas de Priscila, em Roma, sendo até o momento a  mais antiga representação da Mãe de Deus. Pouco a pouco, as imagens abençoadas foram sendo adotadas como representações dos irmãos que já estão na glória do céu, tendo valor apenas na medida em que os retratam. O século VIII foi decisivo para Igreja Católica no tocante ao uso de imagens, pois no Concílio de Nicéia II(ano 787) todos os bispos definiram que as imagens podem ser usadas pelos cristãos no seu verdadeiro significado, o que inclui a  representação das realidades celestiais. Observe: eles disseram que os cristãos "podem", não disseram que "devem"... Ninguém está obrigado a usar imagens!

Sempre no cuidado de evitar que seus filhos caiam na idolatria, a Igreja Católica faz sólida distinção entre as formas de culto: LATRIA (ADORAÇÃO, DEVIDA SOMENTE A DEUS) e DULIA (VENERAÇÃO, DIRIGIDA AOS SANTOS E ANJOS). Há o culto de "hiperdulia", veneração superior dirigida à Virgem Maria por ser a Mãe do Verbo encarnado, portanto acima dos anjos e demais santos. Ao contrário do que certos protestantes dizem a palavra culto nem sempre significa adoração... Há formas de culto que não incidem em adoração, como nossas homenagens a Tiradentes, Duque de Caxias ou mesmo o Papai Noel! A própria Bíblia nos mostra que os antigos cristãos veneravam os Apóstolos São Pedro(At 5,12-16) e São Paulo(At 19,11-12) por serem instrumentos do Senhor na realização de milagres. Prostrar-se diante de algo ou de alguém nem sempre é adoração, pois Betsabé se prostrou diante do Rei Davi apenas como referência à sua majestade (1Rs 1,15- 16). Pedro recusou a prostração de Cornélio somente porque viu aí um gesto de adoração (At 10,25-26). É verdade que há católicos mal formados, que tratam as imagens como se tivessem poder próprio (superstição). Devem ser corrigidos, pois a Igreja Católica não patrocina a idolatria.

Caro internauta, não sei teu nome, mas escreva sempre que desejar.

Pe Edmilson

Fonte: http://www.igrejansperpetuosocorro.com/news/o-uso-de-imagens-e-permitido-por-deus-/

Um comentário:

#Bmnic@ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.